sábado, 17 de janeiro de 2015

Comentando sobre: CARTA AO PAI (livro)



SINOPSE: Entre os dias 10 e 19 de novembro de 1919, Franz Kafka, insatisfeito com a fria recepção paterna diante do anúncio de seu noivado com Julie Wohryzek, escreveu ao pai, o comerciante judeu Hermann Kafka, uma longa carta – mais de cem páginas manuscritas. Kafka tinha então 36 anos, uma vida pessoal acanhada – nunca se casara ou constituíra família –, uma carreira mediana de funcionário burocrático e uma ambição literária ainda longe de estar realizada. Na carta, que nunca foi enviada ao destinatário original, Kafka põe a nu toda a sua mágoa em relação ao pai autoritário, que ele chama, alternadamente, de "tirano", de "regente", de "rei" e de "Deus". Em uma experiência virtuosística de autoanálise, além de uma belíssima peça literária, ele mostra como, a seu ver, o jugo paterno minou-lhe a autoestima, condenando-o a uma personalidade fraca e assustada.

COMENTÁRIOS: Bom, como começar falando de um livro que me marcou tanto? Carta ao pai, como o titulo ja diz, trata-se de uma carta escrita pelo próprio Kafka e como destinatário seu próprio pai. Considero o livro/carta um enorme desabafo de Kafka, e talvez por isso tenha gostando tanto, ele vou verdadeiro e sem rodeios. Não acho que seja um livro que todos irão amar, inclusive acho que alguns podem odiar, e odeiam, mas no meu caso eu consegui enxergar algo que não costumo ver nos livros atualmente: a despretensão. Não estou aqui dizendo que Kafka era um santo e seu pai um monstro, afinal toda historia tem dois lados e so consegui enxergar um, mas em todo situação em que ficamos magoados com alguém não acabamos exagerando um pouco? então, quem poderá culpa-lo.?
So sei que o livro despertou minha curiosidade e pretendo sim, ler outros livros do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário